Noites de Sol – o musical, uma reflexão sobre SER humano

Share

Uma comédia romântica musical de André Borelli e músicas originais de Vitor Moutte, Noites de Sol conta a história do jovem Daren, um homem que perdeu a memória e começa uma jornada na tentativa de lembrar tudo o que um dia foi.

Com a ajuda de seu amigo Cegueta, o protagonista começa a tentar entender todas as pistas que o destino vai colocando a sua frente para tentar chegar a alguma conclusão e, a partir deste momento, peças de seu quebra-cabeça existencial começam a brotar, trazendo à tona fatos do seu passado perdido.

Em um bate-papo com o autor do musical, ele afirmou: “a nossa proposta, parte de uma busca interna, de uma questão de busca pelo um ser, pela pessoa. Nossa objetivo é focar mesmo no que seria uma comédia romântica, porém indo a fundo no conceito de romantismo. Pesquisamos muito sobre Kant e o que seria um relacionamento mesmo.

O ator Pablo Garcia, que interpreta o protagonista, nos contou que “[O espetáculo] fala do que está por trás do ser humano; não é sobre os personagens, mas sobre o que está dentro deles. Toda a produção é uma visão da concepção de mundo do Daren. A gente assiste o que ele está pensando, o que ta passando na cabeça dele.” Fazer um personagem tão profundo, confundiu até mesmo o ator que afirma ainda não saber quem é o personagem e como defini-lo, pois assim estaria limitando-o e compartilha “a construção do Daren é diária“.

Esse jogo da vida de Daren é um enigma que o espetáculo deixa em aberto para o público decifrar e é algo muito diferente de tudo o que já vimos.


NOSSA OPINIÃO:

Talvez o Noites de Sol seja o espetáculo mais denso que já assisti na vida. A história te intriga do início ao fim, exatamente porque não existe uma relação “quadrada” de espaço e tempo, então você precisa estar atento aos principais fatos para saber exatamente se estamos no início, meio ou fim.

Tive a oportunidade de conversar com o André e ele disse que a intenção era exatamente causar essa confusão no público, porque o espaço e o tempo não são importantes no entendimento da história como um todo. O enredo é tão impactante e mexe com a nossa personalidade trazendo uma grande reflexão individual porque os fatos acontecem de maneira muito chocante, fazendo você ficar tão impactado na hora e precisar processar as coisas para continuar entendendo.

Foto: Luna Vaz

As músicas, executadas apenas por um piano e uma pequena orquestra de cordas, entregam um toque melancólico ao espetáculo, fazendo com que você se emocione, chore e se divirta durante a jornada dos personagens. O elenco é muito coeso e tem uma interação muito natural e orgânica, você acaba se apegando à história deles e se apaixonado junto com os personagens.

O final é incrível e ele não acaba ali na plateia. A reflexão que o espetáculo trouxe a mim, enquanto pessoa, foi (e é) marcante porque me faz repensar diariamente quem somos nós e quais são as nossas funções aqui no presente.

Elenco 
Larissa Furtado, Lucas Bamonte, Julia Rosa, Pablo Diego Garcia, Chico Neto, Jessica Monte e Lilian Borges.

Equipe Técnica
André Borelli – Autor/Diretor Geral
Bia Malagueta – Assistente de Direção
Vitor Moutte – Compositor /Diretor Musical
Jessica Monte – Figurinista/Visagista
Diego Albuquerque  – Pianista
Carina Borelli – Cenógrafa
Cicero de Andrade – Diretor de Produção

SERVIÇO:
Teatro UMC
Av. Imperatriz Leopoldina, 550 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05305-000
Com sessões todas as sextas, as 21hrs
facebook.com/NoitesdeSol/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *