Uma história sobre amor, nostalgia e saudade no clipe de ‘Curió’, do República Popular

Share

Um amor que sobrevive à morte é o tema que guia o clipe de ‘Curió’, da banda manauara República Popular. A animação criada por Bianca Mól adentra o universo das memórias, brincando com a passagem do tempo, fazendo intervenções em fotografias e criando lembranças.

O clima tranquilo segue o ritmo da melodia, que antecede um single homônimo com mais duas canções que estarão no próximo disco da banda, ‘Húmus’, a ser lançado em 2018. Assista abaixo o clipe de ‘Curió’:

A banda República Popular traz em seu DNA o compromisso com a brasilidade e o regionalismo amazônico na música, e nessa nova fase ela busca a construção de uma ponte entre os ritmos de vanguarda e as tendências da contemporaneidade. As inspirações para este trabalho vão de Caetano a Bon Iver, passando por nomes como Milton Nascimento e Tame Impala. Coroando esse novo momento, o grupo pensou em apresentar as mudanças na sonoridade com um clipe, e ao terminar a canção não houve dúvidas de que deveria ser uma animação.

Foi então que os músicos conheceram o trabalho da ilustradora Bianca Mól, do canal no YouTube Garota Desdobrável, com quase 10 mil assinantes, e também autora do livro ‘Contos de Papel‘. A artista topou o projeto e meses depois o ‘Curió‘ ganha os céus. A história foi criada a partir de materiais de arquivos e todo um universo de memórias, que ganharam intervenção de Bianca, cuja interpretação da letra explorou diversas linguagens narrativas.

Esta foi a primeira vez da ilustradora colaborando com uma banda em cima de um material pré-desenvolvido.

Precisei aprender a trabalhar bem o ritmo, para não ficar algo desconexo. Não consigo enxergar esse clipe como mais um trabalho, mas sim como uma obra coletiva que transborda poesia. Fazer esse clipe me reacendeu a ideia de como é maravilhoso trabalhar com arte e eu serei eternamente grata por isso”, reflete Bianca.

O cuidado de Bianca Mól e a doçura da República Popular criaram uma mistura que rendeu uma forte amizade e que transparece em cada frame do clipe. Movido pela emoção, o vídeo conta a história de um casal do início ao fim, guiados pela flor vermelha e pelo curió, pássaro que representa um amor que é imortal.


“Ficamos muito felizes com a obra final e o sentimento foi indescritível ao assistirmos pela primeira vez. Curió já é algo marcante para nós e esperamos que muitos outros compartilhem desse sentimento com a gente”, conta Sérgio Leônidas, vocalista e baixista.

A canção ‘Curió‘ mostra uma banda bem diferente da apresentada no EP de 2016, ‘LIS’. Amadurecidos, eles trazem um aperitivo do que será encontrado no próximo disco, com previsão de lançamento para 2018.


“Húmus será um disco duplo com 24 faixas. O número de músicas pode assustar, mas prometemos que vai ser uma experiência muito satisfatória ouvir cada CD integralmente! (risos) Em Húmus voltamos com as toadas e os sons do beiradão típicos do Norte, agora com muito mais elementos eletrônicos no mix!”, revela Vinítius Salomão, vocalista e guitarrista.

A República Popular é uma banda manauara criada em 2009, formada por Viktor Judah (vocal e baterista) e Igor Lobo (vocal e violão), além de Sérgio e Vinítius. O grupo traz em seu currículo o disco “Aberto para Balanço” (2015), e o EP “Lis” (2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *